Opções Avançadas   Busca exata   Todas as palavras   Qualquer uma das palavras
4ª Mostra de Divulgação Científica e Popularização da Ciência do PPGCB
Em 19/06/2017 às 23:11

Nos dias 17 e 18 de agosto de 2017 será realizada a 4ª Mostra de Divulgação Científica e de Popularização da Ciência do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - PPGCB/ICB/UFG. Iniciado em 2014, o evento vem a cada ano aperfeiçoando mais a articulação da pós-graduação com o ensino básico de escolas públicas do estado de Goiás. Nesta 4ª edição, a Mostra envolverá também alunos do ensino básico do município de Anápolis/GO.

4ª Mostra

Dica leitura
Obra aborda referenciais para formação de professores da educação básica
Em 14/01/2017 às 10:05

O livro, de autoria do Dr. Fernando Guidini, apresenta um estudo original sobre os referenciais de conhecimento estruturantes da formação pedagógica dos professores da educação básica. Descobrir quais são esses referenciais é o desafio desta obra. Para tanto, o autor articula dimensões da prática pedagógica desenvolvida na escola e da formação pedagógica recebida no curso de licenciatura.

Compreendendo a teoria como expressão da prática, o livro inicialmente dialoga com os campos do conhecimento, das políticas e da formação de professores. Dando o passo para além das práticas pedagógicas teóricas, Guidini propõe uma via metodológica de pesquisa que congrega problematização, descrição, explicação, compreensão e sistematização coletiva desse mesmo conhecimento. Dessa forma, a prática pedagógica é analisada em três níveis de reflexão: os saberes experienciais docentes, os conhecimentos experienciais docentes e os referenciais epistemológicos formativos de professores. Subjaz a esse movimento o princípio da prática pedagógica experienciada, do qual decorrem referenciais embasados naquilo que é o mais específico da profissionalização docente: a realidade da escola de educação básica, seus sujeitos e suas expressões cotidianas.

O que resulta desta obra é uma séria contribuição sobre os processos de formação docente, discorrendo sobre as relações entre escola e licenciatura, problemas decorrentes e possíveis relações. Pela vivência dos professores da educação básica, os referenciais epistemológicos são apresentados como a síntese de um processo dialético, situando a teoria elaborada no marco da prática social e abrindo novas perspectivas para além da reprodução contínua de saberes e conhecimentos.

Além de oferecer uma reflexão teórica séria, Referenciais epistemológicos: a formação pedagógica dos professores da educação básica é um convite à busca por novos processos formativos docentes com excelência acadêmica e compromisso social, no reconhecimento a todos os professores e professoras que, em condições tão adversas, ainda fazem da educação neste país um contínuo ato de transformação.

O livro contém 242 páginas e foi publicado em 2017 pela Editora e Livraria Appris (http://editoraappris.com.br).

Livro Formação Professores

Notícia site
Lançado Site do PPGCB voltado ao ensino básico
Em 13/01/2017 às 15:27

Entre as iniciativas pioneiras do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (PPGCB), após três anos de atividades voltadas ao ensino fundamental e médio (Mostras de divulgação científica e de popularização da ciência e Curso de Atualização para Professores do Ensino Básico), em dezembro de 2016, foi criado este sítio eletrônico específico (https://ensinoppgcb.icb.ufg.br) para divulgar as atividades desenvolvidas pelo PPGCB com alunos do ensino fundamental e médio, visando fortalecer e difundir à comunidade acadêmica da UFG e de outras instituições de ensino superior e de ensino básico, assim como à população em geral, sobre a importância da atuação da pós-graduação junto ao ensino básico. A página também pode ser acessada pelo endereço do PPGCB (https://pos.icb.ufg.br) clicando na aba "Educação Básica".

Logo página

Imagine UFSC
Projeto Imagine - UFSC
Em 13/01/2017 às 15:12