Weby shortcut
  • Mostra

    4ª Muestra de Divulgación Científica y Popularización de la Ciencia del PPGCB

    Los días 17 y 18 de agosto de 2017 se realizará la 4ª Muestra de Divulgación Científica y de Popularización de la Ciencia del Programa de Postgrado en Ciencias Biológicas - PPGCB / ICB / UFG. El evento, que se inició en 2014, viene cada año mejorando la articulación del postgrado con la enseñanza básica de escuelas públicas del estado de Goiás. En esta 4ª edición, la Mostra involucrará también a alumnos de la enseñanza básica del municipio de Anápolis / GO.

     

    4ª Mostra

     

  • Dica leitura

    Obra aborda referenciais para formação de professores da educação básica

    O livro, de autoria do Dr. Fernando Guidini, apresenta um estudo original sobre os referenciais de conhecimento estruturantes da formação pedagógica dos professores da educação básica. Descobrir quais são esses referenciais é o desafio desta obra. Para tanto, o autor articula dimensões da prática pedagógica desenvolvida na escola e da formação pedagógica recebida no curso de licenciatura.

    Compreendendo a teoria como expressão da prática, o livro inicialmente dialoga com os campos do conhecimento, das políticas e da formação de professores. Dando o passo para além das práticas pedagógicas teóricas, Guidini propõe uma via metodológica de pesquisa que congrega problematização, descrição, explicação, compreensão e sistematização coletiva desse mesmo conhecimento. Dessa forma, a prática pedagógica é analisada em três níveis de reflexão: os saberes experienciais docentes, os conhecimentos experienciais docentes e os referenciais epistemológicos formativos de professores. Subjaz a esse movimento o princípio da prática pedagógica experienciada, do qual decorrem referenciais embasados naquilo que é o mais específico da profissionalização docente: a realidade da escola de educação básica, seus sujeitos e suas expressões cotidianas.

    O que resulta desta obra é uma séria contribuição sobre os processos de formação docente, discorrendo sobre as relações entre escola e licenciatura, problemas decorrentes e possíveis relações. Pela vivência dos professores da educação básica, os referenciais epistemológicos são apresentados como a síntese de um processo dialético, situando a teoria elaborada no marco da prática social e abrindo novas perspectivas para além da reprodução contínua de saberes e conhecimentos.

    Além de oferecer uma reflexão teórica séria, Referenciais epistemológicos: a formação pedagógica dos professores da educação básica é um convite à busca por novos processos formativos docentes com excelência acadêmica e compromisso social, no reconhecimento a todos os professores e professoras que, em condições tão adversas, ainda fazem da educação neste país um contínuo ato de transformação.

    O livro contém 242 páginas e foi publicado em 2017 pela Editora e Livraria Appris (http://editoraappris.com.br).

    Livro Formação Professores

     

  • Notícia site

    Página del PPGCB orientada a la educación básica es publicada

    Entre las iniciativas pioneras del Programa de Posgrado en Ciencias Biológicas (PPGCB), después de tres años de actividades dirigidas a la educación primaria y secundaria (Muestra de Divulgación Científica y Popularización de la ciencia - Curso de Actualización para Maestros de Educación Básica) en diciembre de 2016, se ha creado este sitio electrónico (https://ensinoppgcb.icb.ufg.br) para dar a conocer las actividades desarrolladas por el PPGCB con estudiantes de educación primaria y secundaria. El objetivo es fortalecer y difundir a la comunidad académica da UFG y otras instituciones de educación superior y educación básica, así como el público en general, sobre la importancia del desempeño del posgrado en la escuela primaria. La página también se puede acceder en PPGCB (https://pos.icb.ufg.br) haciendo clic en "Educación Básica".

    Logo página

  • Imagine UFSC

    Projeto Imagine - UFSC

    O Projeto Imagine da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, é um projeto de solidariedade internacional que visa a inclusão científica e o intercâmbio cultural entre os povos. Através dele, a UFSC e suas instituições parceiras, leva conhecimentos elementares de ciência a comunidades de diferentes países, onde haja difícil acesso à educação formal e à informação científica. Conheça mais sobre o Projeto Imagine acessando http://projetoimagine.ufsc.br/conheca-o-projeto-imagine/

  • Ver todas
    Ver todos