Weby shortcut
  • Mostra

    PPGCB 4th Scientific Divulgation and Popularization of Science.

    On August 17 and 18 of 2017 will be held the 4th Scientific Divulgation and Popularization of Science of the Post-Graduate Program in Biological Sciences - PPGCB / ICB / UFG. Beginning in 2014, the event comes each year to further improve the articulation of postgraduate education with the basic education of public schools in the state of Goiás. In this 4th edition, the event will also involve elementary school students in the city of Anápolis / GO.

    4ª Mostra

     

  • Dica leitura

    Obra aborda referenciais para formação de professores da educação básica

    O livro, de autoria do Dr. Fernando Guidini, apresenta um estudo original sobre os referenciais de conhecimento estruturantes da formação pedagógica dos professores da educação básica. Descobrir quais são esses referenciais é o desafio desta obra. Para tanto, o autor articula dimensões da prática pedagógica desenvolvida na escola e da formação pedagógica recebida no curso de licenciatura.

    Compreendendo a teoria como expressão da prática, o livro inicialmente dialoga com os campos do conhecimento, das políticas e da formação de professores. Dando o passo para além das práticas pedagógicas teóricas, Guidini propõe uma via metodológica de pesquisa que congrega problematização, descrição, explicação, compreensão e sistematização coletiva desse mesmo conhecimento. Dessa forma, a prática pedagógica é analisada em três níveis de reflexão: os saberes experienciais docentes, os conhecimentos experienciais docentes e os referenciais epistemológicos formativos de professores. Subjaz a esse movimento o princípio da prática pedagógica experienciada, do qual decorrem referenciais embasados naquilo que é o mais específico da profissionalização docente: a realidade da escola de educação básica, seus sujeitos e suas expressões cotidianas.

    O que resulta desta obra é uma séria contribuição sobre os processos de formação docente, discorrendo sobre as relações entre escola e licenciatura, problemas decorrentes e possíveis relações. Pela vivência dos professores da educação básica, os referenciais epistemológicos são apresentados como a síntese de um processo dialético, situando a teoria elaborada no marco da prática social e abrindo novas perspectivas para além da reprodução contínua de saberes e conhecimentos.

    Além de oferecer uma reflexão teórica séria, Referenciais epistemológicos: a formação pedagógica dos professores da educação básica é um convite à busca por novos processos formativos docentes com excelência acadêmica e compromisso social, no reconhecimento a todos os professores e professoras que, em condições tão adversas, ainda fazem da educação neste país um contínuo ato de transformação.

    O livro contém 242 páginas e foi publicado em 2017 pela Editora e Livraria Appris (http://editoraappris.com.br).

    Livro Formação Professores

     

  • Notícia site

    PPGCB site for primary education

    Among the pioneering initiatives of the Postgraduate Program in Biological Sciences (PPGCB), after three years of activities focused on primary and secondary education (Science and Science popularization and courses for Basic Teachers), in December, 2016, a specific website (https://ensinoppgcb.icb.ufg.br) was created to publicize the activities developed by the PPGCB with elementary and high school students, aiming to strengthen and disseminate to the academic community of UFG and other Institutions of higher education and basic education, as well as to the population in general, about the importance of the performance of the post-graduation with basic education. The page can  be accessed by the PPGCB site (https://pos.icb.ufg.br) by clicking on the "Basic Education" link.

     

    Logo página

  • Imagine UFSC

    Projeto Imagine - UFSC

    O Projeto Imagine da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, é um projeto de solidariedade internacional que visa a inclusão científica e o intercâmbio cultural entre os povos. Através dele, a UFSC e suas instituições parceiras, leva conhecimentos elementares de ciência a comunidades de diferentes países, onde haja difícil acesso à educação formal e à informação científica. Conheça mais sobre o Projeto Imagine acessando http://projetoimagine.ufsc.br/conheca-o-projeto-imagine/

  • See all
    See all